De extrema importância para toda e qualquer empresa que deseja expandir o seu negócio e se destacar na sua área de atuação, o relacionamento com o cliente é tido por muitos como um dos principais pilares de sustentação no que se refere à construção de imagem de uma marca.

Não há como negar o fato de que a forma como as organizações se relacionam com os consumidores interfere diretamente sobre a percepção que o público tem em relação a elas.

Duvida disso? Então pegue como exemplo as relações interpessoais. Por mais bem estabelecida que uma pessoa possa estar na sociedade, é o modo como ela trata os demais que a tornará um imã ou um ejetor.

Em outras palavras, não importa como ela se veste ou qual seja a sua posição social, os outros não se aproximarão para uma amizade verdadeira se não houver o mínimo de educação e respeito envolvidos.

No campo organizacional isso também ocorre, logicamente com suas diferenças. Apenas para ilustrar, saiba que de nada adianta ter bons produtos e preços acessíveis se você não souber se relacionar com os clientes.

Pode até ser que em um primeiro momento os resultados apareçam, porém, no médio e longo prazo eles não serão satisfatórios, lembre-se disso. Pense bem: você voltaria a comprar de uma empresa que não lhe desse atenção e não resolvesse o seu problema sobre os produtos ou serviços adquiridos? É claro que não!

Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar algumas dicas sobre como melhorar o relacionamento com o cliente. Se você quer ampliar o seu mercado e se tornar uma case de sucesso, continue aqui conosco e confira a leitura. Não perca!

Estude o comportamento dos consumidores

O primeiro passo para melhorar o relacionamento com o cliente é estudando o seu comportamento. De que forma você pretende agradá-lo se nem ao menos o conhece?

Pois então, procure entender o que ele espera e o que não espera em relação à experiência de compra. Isso é importante para que você possa melhor desenvolver seus serviços de atendimento e de entrega, por exemplo.

Quais são os seus problemas e as suas expectativas? Faça essa pergunta já pensando em encontrar as respostas. Uma vez respondidas, relacionar-se com o seu público-alvo será uma tarefa um tanto quanto mais fácil.

Para sua informação, saiba que todas as marcas bem-sucedidas conhecem o seu consumidor como ninguém, o que lhes permite desenvolver estratégias inovadoras e eficientes, contribuindo, desse modo, para a fidelização dos clientes.

Peça feedbacks para otimizar os processos

Um feedback positivo o ajuda a entender que o que vem sendo feito está agradando os consumidores, enquanto um negativo lhe aponta as áreas deficientes, o que é ainda mais vital para o negócio.

Seja qual for, o mais importante é que você peça a opinião dos clientes, isso é fundamental para a otimização dos seus processos como um todo: só não se esqueça de ouvi-la!

Nesse caso, não há muito segredo, basta solicitar um feedback incentivando os compradores a se manifestarem sobre a experiência de consumo que tiveram com a sua empresa. Simples assim.

Prometa somente aquilo que pode ser cumprido

Nem pense na possibilidade de enganar o cliente, em ocasião alguma. Prometa somente aquilo que pode ser cumprido, lembre-se disso. Para ele, poucas coisas são tão “traiçoeiras” quanto ao não cumprimento de uma promessa.

Nesse sentido, estamos nos referindo tanto às funcionalidades ou características de um produto quanto aos compromissos sobre os serviços oferecidos.

Se o cliente entrou em contato solicitando alguma questão, fale apenas a verdade, independentemente se isso não resultar em uma venda. Jamais minta para vender.

Entenda que uma promessa não cumprida causará uma tremenda insatisfação, prejudicando e muito a credibilidade da sua marca. As organizações que não respeitam essa dica têm de lidar diariamente com inúmeras reclamações, acredite.

Porém, o real problema não é esse, mas sim o fato de que um cliente insatisfeito tende a expor o seu descontentamento na internet. O site Reclame Aqui é um exemplo disso, pois permite que os compradores registrem suas reivindicações atestando os ocorridos: muitos deles utilizam esse portal para pesquisar a procedência das empresas.

Agora, se quiser ir ainda mais além, entregue mais do que o prometido. Isso certamente melhorará o seu relacionamento com os clientes.

Faça o possível para solucionar as dúvidas e os problemas

Acabamos de citar o site Reclame Aqui como uma fonte para as pesquisas de confiabilidade de uma organização, certo? Diante disso, qual a conclusão que você poderia tirar?

Bem, a resposta é muito simples: atente-se a ele. Mesmo que você cumpra o que promete e tem todo o cuidado para evitar os problemas, verifique-o constantemente para ver se não há nenhum tipo de contestação.

Caso tenha, faça o possível para solucioná-la. Tenha em mente que quando resolvidas prontamente e de modo eficaz, a chance do cliente queixoso retornar a comprar de você aumenta significativamente.

Explique o ocorrido e peça desculpas, mostrando-se totalmente disposto a resolvê-lo. Essa prontidão também deve ser uma regra para as dúvidas que chegam através dos canais de atendimento, seja na pré ou na pós-venda.

Por fim, não poderíamos deixar de citar a importância das redes sociais. Como você já sabe, o ambiente digital se tornou o principal “ponto de encontro” do mercado consumidor, não importa qual seja.

Assim sendo, esteja presente nesses tipos de mídia e as aproveite para se aproximar dos clientes e consequentemente melhorar a sua relação com eles. Aliás, sabe-se que as redes sociais como Facebook e Instagram são excelentes ferramentas para a construção de imagem de uma marca.

De qualquer maneira, é importante compreender que para garantir a manutenção das suas atividades em longo prazo será preciso focar no cliente, elaborando ações e estratégias que visem fidelizá-los.

Observe o que as grandes empresas fazem e tente trazer para a sua as abordagens que a tornaria um diferencial. Não há nada de errado em copiá-las, pelo contrário, porém, apenas saiba que o que pode funcionar para uma talvez não funcione para outra.

O que você achou deste artigo sobre como melhorar o relacionamento com o cliente? Gostou? Então deixe um comentário contando sua experiência!

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